Monitorização da Cobertura Vacinal de Febre Amarela

1

Em atendimento a nota técnica conjunta 03/2018 SES MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e demais órgãos) que orienta sobre a Monitorização da Cobertura Vacinal de Febre Amarela, foi desenvolvida em Divisa Alegre, nos dias 02,03 e 04 de maio, a ação de monitoramento de cartões de vacina, com o apoio da SMS, da ESF(Equipe Saúde da Família) e da equipe de ACS (Agentes Comunitários de Saúde) as enfermeiras foram, porta a porta, em áreas selecionadas conforme orientação da nota técnica, verificando os cartões de vacinação dos moradores e promovendo a vacinação daqueles que ainda não haviam recebido a dose da vacina contra febre amarela.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por mosquitos, de grande importância em saúde pública devido ao elevado potencial de disseminação e à gravidade clínica. Diante do cenário da febre amarela em 2018, faz-se necessário reforçar as orientações a respeito da vacinação que é realizada em dose única que garante proteção por toda vida.

O Ministério da Saúde preconiza que 95% da população seja vacinada, em Divisa Alegre, devido à população rural e a população flutuante (caminhoneiros e povoados próximos) já atingimos o percentual de mais de 100% de cobertura, porém a busca ativa deve ser mantida para que tenhamos certeza absoluta que toda nossa população esteja protegida. Se você ainda não se vacinou procure o posto de saúde da sua região, lembre-se de levar o cartão do SUS e o cartão de vacinação, se proteja!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here