Informativo: BASE SAMU 192 – Divisa Alegre

No dia 14/03/2019 em reunião executiva do SAMU 192 em Teófilo Otoni com muito esforço e articulação política, conseguimos colocar o nosso município em prioridade para implantação da nossa tão sonhada BASE SAMU 192. São 11 bases que serão implantadas e a nossa será a primeira junto com o município de Araçuaí, prevista para o mês de Maio deste ano! Deus é bom, em todo o tempo Deus é bom! Como toda luta um dia tem sua Vitória, a nossa chegou! A luta por nossa Base começou no início da nossa gestão em 2013, onde nas reuniões em BH e nas reuniões do Comitê Regional de Urgência e Emergência sempre colocamos a necessidade de termos em nosso município uma base do SAMU para atender as nossas urgências, uma vez que estamos localizados as margens da BR 116 em uma região de muito acidente e região de vazio assistencial para este tipo de assistência. Conseguimos com muito empenho sermos colocados no desenho da rede de Urgência e Emergência do Estado e contemplados com a nossa Base desde 2013. Mais que ainda estava apenas no projeto, aguardando o Ministério da Saúde habilitar o serviço. Fato que ocorreu após uma incansável luta e também da diretoria executiva do SAMU regional da Macro nordeste/Jequitinhonha através da Portaria 4.111 de 29 de Dezembro de 2017.
Essa portaria habilita as transferências de recurso fundo a fundo a Estados, municípios e Distrito Federal destinado a aquisição de Unidades de SAMU 192 da Macro nordeste/Jequitinhonha conforme pactuação no PAR 2013. Mesmo saindo a portaria, todo serviço pra ser habilitado necessita do Estado custear 3 meses pra depois o Ministério da Saúde garantir o custeio, eis a nossa preocupação e mais uma vez voltamos a lutar, agora com o Estado para a garantia desse custei porém com a crise que nos assolou, o Estado não conseguiu garantir. Solicitamos então reunião com o presidente Nacional de políticas públicas em Brasília, Sr Francisco de Assis, para discutir sobre a portaria e a implantação das novas bases para a região, o que pode ser evidenciado por fotos em anexo, no dia 04 julho de 2018, onde eu, Mislene tomamos a iniciativa de representar a região juntos com Maflavia, secretária executiva do SAMU e Gilao, prefeito de Cachoeira, presidente do SAMU o que na oportunidade foi garantido pelo presidente em questão o custeio pelo ministério as novas bases, porém por se tratar de um ano eleitoral, só agora conseguimos prosseguimento e sermos agraciados com a BASE SAMU 192, que sem dúvida será um Marco para a Saúde de Divisa Alegre. Eu e Mislene estamos muito feliz em proporcionar esse serviço de Urgência e Emergência pra nossa população, muito feliz em vê lo se tornar uma realidade! Deus é Fiel! Agradeço a todos os envolvidos, a executiva do Samu na epoca: Maflavia, a Gilao presidente do Samu na época, ao presidente do Conasems, Mauro Junqueira, que mediou a reunião em Brasília, ao atual presidente do Samu, prefeito Henrique, Elaine e a nossa secretária Mislene Targino.